This page is a translated version of the page Help:Contents and the translation is 100% complete.


Wikispecies é um diretório gratuito de espécies muito relacionado com Wikipedia, a enciclopédia livre. Ele está sendo escrito de forma colaborativa por seus leitores. Os artigos a seguir contêm orientações e informações sobre como ler, criar e participar desse esforço neste site.

Esta página abrange o básico de código de edição wiki. Se você já é familiarizado com código de edição wiki, vá diretamente a Help:Wikiespecies Geral.

Tutorial

Gostaria de contribuir com Wikispecies? Aqui há um tutorial adaptado de Wikipedia, para mostrar como editar as páginas de Wikispecies.

Wikispecies é um diretório de espécies editado colaborativamente para o qual você pode contribuir. Esta série de páginas lhe dará os conhecimentos e habilidades básicas que você precisa para começar a nos ajudar a construir este projeto.

Cada página discute uma característica útil do software wiki, uma pequena guia de estilo e conteúdo, informação sobre a comunidade de Wikispecies, ou as principais políticas e convenções de Wikispecies.

Tenha em mente que isto é um "tutorial", não uma página definitiva de política nem um manual extenso. Se deseja mais detalhes, ao longo do tutorial há links a páginas de Wikipédia com mais informações.

Também haverá links a espaços onde poderá praticar o que está aprendendo. Aproveite a oportunidade de experimentar coisas novas e jogar com o software. Ninguém ficará chateado se você errar nessas áreas de prática, então jogue e veja o que pode fazer.

Nota: A localização dos links mencionados no tutorial assume que utiliza o desenho de página regular. Se você é um usuário registrado e mudou suas preferências, é possível que possam se encontrar em outros lugares.

Páginas de edição

Começaremos com a mais básica função wiki: "Editar". Com a exceção de poucas páginas protegidas, toda página wiki tem um link no topo da página que diz "Editar". Este link permite que você faça exatamente o que ele diz - edite a página em que está. Sites como esses em que todos podem editar tudo são conhecidos como "wikis".

Experimente! Numa nova janela, abra a Caixa de areia da Wikispecies e depois clique no link "editar esta página". Você verá o código-fonte daquela página. Escreva algo engraçado, ou mesmo diga oi. Depois salve e veja o que você fez.

Mostrar prévia

Uma importante função para se começar a usar agora é "Mostrar prévia", a qual permite que você veja como a página que editou vai ficar mesmo antes de salvá-la. Experimente realizar uma edição na caixa de areia e depois clique no botão Mostrar prévia. Todos cometemos erros, e isso lhe permite percebê-los imediatamente. Se você se habituar a usar Mostrar Prévia antes de salvar, facilitará a sua vida e a de outros editores. Ela também permite que você experimente mudanças de formatação sem modificar o artigo até que esteja satisfeito.

Isto é especialmente importante se você acha que pode editar novamente a mesma página. É uma boa ideia salvar apenas uma vez, para manter o histórico da página não muito carregado. Salvar menos constantemente é também uma maneira de evitar conflitos de edição, os quais ocorrem quando dois editores tentam editar uma página ao mesmo tempo. Entretanto, quando você salva grandes quantidades de texto, deve também considerar fazer isso em passos sucessivos (p. ex. um parágrafo por vez), para que outros possam acompanhar suas edições mais facilmente.

Edições menores

Se tem iniciado sessão como utente registado, pode marcar a edição como "Edição menor" marcando a lacuna correspondente dantes de guardar. Isto se utiliza para mostrar aos demais que sua edição não é algo substantivo. Não há nenhuma directriz estrita sobre o momento de fazer isto, mas sem dúvida ortografia correcções e mudanças de formato de menor importância como a adição de um espaço ou um wiki link são edições menores. Em outras palavras, a mudança da apresentação é geralmente de menor importância, mas mudando o conteúdo não o é. Em caso de dúvida, não marque a lacuna.

Resumo da edição

Dantes de pulsar "Guardar", considera-se como uma boa prática escrever um muito breve resumo de sua mudança(s) no quadro de resumo entre a janela de edição e os botões Guardar e Vista prévia. Pode ser bastante conciso; por exemplo, se acaba de entrar "erro tipográfico", a gente saberá que fez uma ortografia menor ou correcção de pontuação, ou algum outro pequena mudança.

Estilos de fonte e Títulos

Negrito e Itálico

Quando você está escrevendo um texto, são requeridas diferentes funções daquelas de um processador de texto normal.

A wiki aceita algumas tags de html, mas a maioria das pessoas usa a linguagem de código interna, a qual é designada para a facilidade de editar. As tags mais comumente utilizadas são negrito e itálico. A aplicação dessas tags é feita pela adição de apóstrofos em torno da palavra ou frase em questão.

  • ''itálico'' resulta em itálico. (2 apóstrofos)
  • '''negrito''' resulta em negrito. (3 apóstrofos)
  • '''''negrito itálico''''' resulta em negrito itálico. (2 + 3 = 5 apóstrofos)

Títulos e subtítulos

Títulos e subtítulos são uma maneira fácil de melhorar a organização de um artigo. Se você enxerga dois ou mais tópicos sendo discutidos, pode particionar seu artigo adicionando um título para cada seção.

Títulos podem ser criados da seguinte forma:

  • ==Título== (2 sinais de igualdade)
  • ===Subtítulo=== (3 sinais de igualdade)
  • ====Sub-subtítulo==== (4 sinais de igualdade)

Se um artigo tem ao menos três encabeçados, uma tabela de conteúdos será gerada automaticamente. Trate de criar um titular em Wikipedia de Sandbox. Que acrescentar-se-á automaticamente à tabela de conteúdo da página.

Ligações internas

Uma das coisas que faz Wikispecies em combinação com Wikipedia útil e adictiva é o extenso crosslisting por enlaces internos. Estes enlacescreados facilmente permitem aos utentes aceder a informação relacionada com o artigo que estão a ler.

Quando enlaçar

A forma mais fácil de aprender o como enlaçar é olhar os artigos de Wikispecies e imitar o que fazem. Se você está a tratar de decidir se fazer um enlace ou não, pensar "Se tivesse que ler isto, seguindo este enlace seria útil para mim?"

Como enlaçar

Quando quiser fazer um link com outra página da Wikispecies (chamado de wiki link), você precisa colocá-lo entre duplos colchetes, desta forma:

[[Artigo X]]

Por exemplo, se quiser fazer um link para a página Wikispecies:Contribuindo para a Wikispecies, seria:

[[Wikispecies:Contribuindo para a Wikispecies]]

Lembre-se também que, na wikispecies, os links são criados automaticamente, então, se você colocar colchetes duplos em torno de uma palavra, ele se torna um link, e por isso você precisa ter cuidado com a desambiguação.

Se você deseja que o link para o artigo mostre texto diferente do título do artigo, você pode adicionar um nome alternativo adicionando após o pipe "|" Divisor (SHIFT + BACKSLASH na maioria dos teclados).

Por exemplo, se você quisesse fazer um link para o exemplo acima, mas queria que ele dissesse "meu texto" você escreveria como tal:

Para ver o artigo, [[Article X|meu texto]]...

Pareceria como:

Para ver o artigo, meu texto...

mas enlaçaria a "Artigo X".

Terminações alternativas

Quando você quer usar o plural de um título de artigo (ou adicionar qualquer outro sufixo) para o seu link, você pode adicionar as letras extras diretamente fora dos colchetes duplos.

Por exemplo, você escreveria:

Marine mammals tal como [[dolphin]]s...
Intercontinental [[ship]]ping...

Pareceria como referências vinculadas.

Páginas relacionadas

Wikispecies é um de vários projectos da Fundação Wikimedia. Wikipedia é para os artigos em prosa sobre temas considerados enciclopédicos (junto com alguns temas que normalmente se encontram num almanaque).

Qualquer artigo que simplesmente define uma palavra, ou frase curta, como você encontraria em um dicionário típico, e que não pode ser expandido em uma entrada enciclopédica, deve ser contribuído para o projeto irmão da Wikipédia, Wiktionary. Há também um banco de dados comum, legível por máquina, que os projetos podem acessar para recuperar dados de lá chamados Wikidata e um projeto que coleta imagens licenciadas livremente chamado Commons.

Para obter uma lista de todos os projectos relacionados, se veja a pronta completa de projectos Wikimedia. Os links mais comuns serão listados nae Predefinição de ajuda.

Em lugar de toda a URL, pode utilizar um enlace wiki similar a uma de maneira regular Wikispecies mas com um prefixo especial. Por exemplo,

[[wiktionary:house|wiktionary:casa]] ou [[wikt:house|wikt:casa]]

enlaçará à definição do dicionário da palavra "casa". Em seu artigo, aparecerá como:

wiktionary:casa ou wikt:casa

pode ocultar "wiktionary:" com a adição de um "cano" (barra vertical) de caracteres:

[[wikt:house|]]

Como se explicou anteriormente, de modo que o resultado seja:

casa

Os outros projectos similares têm acessos directos:

  • Meta-Wiki pode ser vinculado mediante "meta:" ou "m:"
  • Wikibooks pode ser vinculado mediante "wikibooks:" ou "b:"
  • Wikisource pode ser vinculado mediante "wikisource:" ou "s:"
  • Wikiquote pode ser vinculado mediante "wikiquote:" ou "q:"
  • Wikiversity pode ser vinculado mediante "wikiversity:" ou "v:"

Em casos especiais links entre idiomas para versões em diferentes idiomas podem ser adicionadas usando a abreviatura do idioma, por exemplo, "en:" ou "nl:" para links para as Wikipédias em inglês e holandês, respectivamente. Também pode ser feito colocando "w:" antes de um link, o que resultará em um link para a Wikipédia em inglês. No entanto, observe que adicionar links manualmente a qualquer Wikipédia geralmente não é recomendada, uma vez que tais links serão adicionados automaticamente e servido pelo Wikidata de qualquer maneira. (Os links Interwiki adicionados pelo Wikidata não serão visíveis no real código de uma página, mas ainda estará disponível no submenu do lado esquerdo denominado "Na Wikipédia". Como não faz sentido ter links duplicados em uma página, se você adicionar manualmente os links da Wikipédia provavelmente serão removidos.)

Ligações externas

Se você quiser criar um link para um site fora dos projetos da Wikimedia, ele deve estar quase sempre sob o título "External links" no final de um artigo.

A maneira mais fácil de fazer um enlace é simplesmente escrever na URL completa da página que deseja estabelecer o vínculo. Se deseja fazer um enlace a Google, todo o que tem que fazer é escrever:

http://www.google.com/

A wiki vai tratar de forma automática este texto como um enlace (como se fez com a direcção de acima) e mostrará a direcção site em bruto, incluído o "http://". Na prática, não se vê este formato muito, como as URL primas não são atraentes e com frequência não dá nenhuma pista do que o lugar em realidade é.

Pára que o enlace mostre algo diferente da direcção URL, utilize um colchete à cada extremo. Se deseja fazer um enlace a Google, escreva:

[http://www.google.com/]

Isto mostrará o enlace como um número entre parêntese, assim: [1]. Este formato é mais utilizado para citar as fontes dentro de um artigo. Vê-se como uma nota ao pé, de modo que é melhor utilizar só como tal (por exemplo, após uma cita directa ou uma declaração que requer uma fonte). Evitar este uso: "De acordo com [2], a última lua cheia do segundo milénio produziu-se o 11 de dezembro de 2000. "Também evite o uso de um enlace externo quando é possível obter o mesmo resultado com um enlace interno a um artigo de Wikipedia.

Se deseja que apareça o vínculo com o texto que especifique, acrescentar um título alternativo após a direcção, separados por um espaço (não uma barra vertical). De modo que se deseja que o enlace apareça como Buscador de Google, escreva:

[http://www.google.com/ Buscador de Google]

Nota: O uso de certos caracteres, como uma barra vertical (|) numa URL fará que o enlace falhe; no entanto, HTTP proporciona a capacidade de especificar qualquer carácter numa URL como equivalente hexadecimal na representação ASCII, pelo que pode, por exemplo, escrever %7C em lugar da barra vertical.

Quando colocado sob o cabeçalho "Ligações externas", os links devem ser listados no formato de ponto de marcador:

==Links externos==
*[http://www.google.com/ Motor de busca do Google]
Contents General Wikispecies