This page is a translated version of the page Help:Contents and the translation is 51% complete.
Outdated translations are marked like this.


Wikispecies é um diretório de espécies estreitamente relacionado com Wikipedia, a enciclopedia livre. É escrita de maneira colaborativa por seus leitores. Os seguintes artigos contêm instruções e informação sobre a leitura, autoria e participação neste lugar.

Esta página oferece os conceitos básicos na edição. Se já está familiarizado com o formato básico wiki pode ir directamente a: Help:General Wikispecies.

Gostaria de contribuir com Wikispecies? Aqui damos-lhe um tutorial adaptado de Wikipedia, para mostrar-lhe como editar as páginas de Wikispecies.

Wikispecies é um diretório de espécies editado colaborativamente no que você pode contribuir. Esta série de páginas dar-lhe-á os conhecimentos e habilidades básicas que você precisa para começar a nos ajudar a construir este projecto.

A cada página analisa uma característica útil do software wiki, uma pequena guia de estilo e conteúdo, informação sobre a comunidade de Wikispecies, ou as principais políticas e convenções de Wikispecies.

Keep in mind that this is a tutorial, not a definitive policy page or an extensive manual.

Se deseja mais detalhes, ao longo do tutorial há enlaces a páginas de Wikipedia com mais informação. Também terá enlaces a espaços onde poderás praticar o que está a aprender. Aproveite a oportunidade de provar coisas novas e jogar com o software.

Nobody will get upset if you screw up an experiment in these practice areas, so play around and see what you can do.

Nota: A localização dos enlaces mencionados no tutorial assume que utiliza o desenho de página regular. Se você é um utilizador registado e tem mudado suas preferências, é possível que possam encontrar em outros lugares.

Edição de páginas

We'll start with the most basic wiki feature of all: Edit.

Except for very few protected pages, every wiki page has a link at the top that says "edit".

This link lets you do exactly what it says—edit the page you're looking at.

Os lugares como estes onde qualquer pode editar qualquer coisa são conhecidos como wikis.

Try it! In a new window, open Wikispecies' Sandbox, and then click the "edit this page" link.

You'll see the source code for that page.

Write something pithy or amusing, or just say hello.

Then save it and see what you've done.

Mostrar previsualização

Uma característica importante para começar é utilizar a previsualização clicando em "Mostrar prévisualização", que lhe permite ver como ver-se-á a página após sua edição, inclusive dantes da guardar. Tente fazer uma edição na zona de provas, depois clique no botão de Mostrar previsualização. Todos cometemos erros, e esta função nos permite os ver imediatamente.

If you make a habit of using Show Preview before saving, you'll save yourself and other editors a lot of trouble.

It also lets you try out format changes without actually changing the article until you're satisfied.

This is especially important if you think you may be making other edits on the page.

It is a good idea to just Save once, to keep the page history uncluttered.

Saving less often is also a way of avoiding edit conflicts, which occur when two editors try to change a page at the same time.

However, when you change large amounts of text you should consider doing this in successive steps (e.g. one paragraph at a time) so that others can follow your edits more easily.

Edições menores

Se tem iniciado sessão como utente registado, pode marcar a edição como "Edição menor" marcando a lacuna correspondente dantes de guardar. Isto se utiliza para mostrar aos demais que sua edição não é algo substantivo. Não há nenhuma directriz estrita sobre o momento de fazer isto, mas sem dúvida ortografia correcções e mudanças de formato de menor importância como a adição de um espaço ou um wiki link são edições menores. Em outras palavras, a mudança da apresentação é geralmente de menor importância, mas mudando o conteúdo não o é. Em caso de dúvida, não marque a lacuna.

Resumo da edição

Dantes de pulsar "Guardar", considera-se como uma boa prática escrever um muito breve resumo de sua mudança(s) no quadro de resumo entre a janela de edição e os botões Guardar e Vista prévia. Pode ser bastante conciso; por exemplo, se acaba de entrar "erro tipográfico", a gente saberá que fez uma ortografia menor ou correcção de pontuação, ou algum outro pequena mudança.

Font styles and headings

Bold and italics

When you are writing text, it requires different functions than in a normal word processor.

The wiki can accept some HTML tags, but most people use the built-in wiki markup language, which is designed for ease of editing. The most commonly used wiki tags are bold and italics. Bolding and italicizing is done by surrounding a word or phrase with multiple apostrophes:

  • ''italics'' is rendered as italics. (2 apostrophes)
  • '''bold''' is rendered as bold. (3 apostrophes)
  • '''''bolded italics''''' is rendered as bolded italics. (2 + 3 = 5 apostrophes)

Headings and subheadings

Headings and subheadings are an easy way to improve the organization of an article. If you can see two or more distinct topics being discussed, you can break up your article by inserting a heading for each section.

Headings can be created like this:

  • ==Top level heading== (2 equals signs)
  • ===Subheading=== (3 equals signs)
  • ====Another level down==== (4 equals signs)

Se um artigo tem ao menos três encabeçados, uma tabela de conteúdos será gerada automaticamente. Trate de criar um titular em Wikipedia de tutorial de edição em zona de provas. Que acrescentar-se-á automaticamente à tabela de conteúdo da página.

Ligações internas

Uma das coisas que faz Wikispecies em combinação com Wikipedia útil e adictiva é o extenso crosslisting por enlaces internos. Estes enlacescreados facilmente permitem aos utentes aceder a informação relacionada com o artigo que estão a ler.

Quando enlaçar

A forma mais fácil de aprender o como enlaçar é olhar os artigos de Wikispecies e imitar o que fazem. Se você está a tratar de decidir se fazer um enlace ou não, pensar "Se tivesse que ler isto, seguindo este enlace seria útil para mim?"

Como enlaçar

When you want to make a link to another Wikispecies page (called a wiki link) you have to put it in double square brackets, like this:

[[Article X]]

For example, if you want to make a link to, say, the Wikispecies:Contributing to Wikispecies page, it would be:

[[Wikispecies:Contributing to Wikispecies]]

Also remember that in Wikispecies, the links are created automatically, so if you put double square brackets around a word, it becomes a link, and because of that you have to be careful about disambiguation.

If you want the link to the article to show text other than the article title, you can add an alternative name by adding after the pipe "|" divider (SHIFT + BACKSLASH on most keyboards).

For example, if you wanted to make a link to the above example, but wanted it to say "my text" you would write it as such:

To view the article, [[Article X|my text]]...

Pareceria como:

Para ver o artigo, meu texto...

mas enlaçaria a "Artigo X".

Terminações alternativas

Quando se deseja utilizar o plural do título de um artigo (ou acrescentar qualquer outro sufixo) para seu enlace, pode agregar as letras extra fosse dos duplos colchetes.

Por exemplo, escreverias:

Marine mammals such as [[dolphin]]s...
Intercontinental [[ship]]ping...

Pareceria como referências vinculadas.

Páginas relacionadas

Wikispecies é um de vários projectos da Fundação Wikimedia. Wikipedia é para os artigos em prosa sobre temas considerados enciclopédicos (junto com alguns temas que normalmente se encontram num almanaque).

Qualquer artigo que simplesmente define uma palavra ou frase curta, que podes encontrar num dicionário típico, e isso não se pode expandir numa entrada enciclopédica, deve ser contribuído ao projecto fraternizo de Wikipedia, Wikcionario. Um banco de dados comum para os conteúdos compartilhados em progresso.

Para obter uma lista de todos os projectos relacionados, se veja a pronta completa de projectos Wikimedia.

Em lugar de toda a URL, pode utilizar um enlace wiki similar a uma de maneira regular Wikispecies mas com um prefixo especial. Por exemplo,

[[wiktionary:house|wiktionary:casa]] ou [[wikt:house|wikt:casa]]

enlaçará à definição do dicionário da palavra "casa". Em seu artigo, aparecerá como:

wiktionary:casa ou wikt:casa

pode ocultar "wiktionary:" com a adição de um "cano" (barra vertical) de caracteres:

[[wikt:house|]]

Como se explicou anteriormente, de modo que o resultado seja:

casa

Os outros projectos similares têm acessos directos:

  • Meta-Wiki pode ser vinculado mediante "meta:" ou "m:"
  • Wikibooks pode ser vinculado mediante "wikibooks:" ou "b:"
  • Wikisource pode ser vinculado mediante "wikisource:" ou "s:"
  • Wikiquote pode ser vinculado mediante "wikiquote:" ou "q:"
  • Wikiversity pode ser vinculado mediante "wikiversity:" ou "v:"

As edições de idioma de Wikipedia podem ser vinculadas mediante a abreviatura do idioma, por exemplo, "em:" ou "nl:" são vínculos às Wikipedias em Holandês, Inglês e, respectivamente. Também se pode fazer pondo "w:" dantes de um enlace, o que resultará num enlace à Wikipedia em Inglês.

Ligações externas

Se deseja vincular a um lugar fora da Wikipedia, quase sempre deve ir embaixo do "Wikipedia:External links|Enlaces externos" no extremo de um artigo.

A maneira mais fácil de fazer um enlace é simplesmente escrever na URL completa da página que deseja estabelecer o vínculo. Se deseja fazer um enlace a Google, todo o que tem que fazer é escrever:

http://www.google.com/

A wiki vai tratar de forma automática este texto como um enlace (como se fez com a direcção de acima) e mostrará a direcção site em bruto, incluído o "http://". Na prática, não se vê este formato muito, como as URL primas não são atraentes e com frequência não dá nenhuma pista do que o lugar em realidade é.

Pára que o enlace mostre algo diferente da direcção URL, utilize um colchete à cada extremo. Se deseja fazer um enlace a Google, escreva:

[http://www.google.com/]

Isto mostrará o enlace como um número entre parêntese, assim: [1]. Este formato é mais utilizado para citar as fontes dentro de um artigo. Vê-se como uma nota ao pé, de modo que é melhor utilizar só como tal (por exemplo, após uma cita directa ou uma declaração que requer uma fonte). Evitar este uso: "De acordo com [2], a última lua cheia do segundo milénio produziu-se o 11 de dezembro de 2000. "Também evite o uso de um enlace externo quando é possível obter o mesmo resultado com um enlace interno a um artigo de Wikipedia.

Se deseja que apareça o vínculo com o texto que especifique, acrescentar um título alternativo após a direcção, separados por um espaço (não uma barra vertical). De modo que se deseja que o enlace apareça como Buscador de Google, escreva:

[http://www.google.com/ Buscador de Google]

Nota: O uso de certos caracteres, como uma barra vertical (|) numa URL fará que o enlace falhe; no entanto, HTTP proporciona a capacidade de especificar qualquer carácter numa URL como equivalente hexadecimal na representação ASCII, pelo que pode, por exemplo, escrever %7C em lugar da barra vertical.

When placed under the "External links" heading, the links should be listed in bullet-point format:

==External links==
*[https://example.example/ Website]
Contents General Wikispecies