This page is a translated version of the page Wikispecies:Bot and the translation is 75% complete.
Outdated translations are marked like this.

O termo bot (uma abreviação de robô) refere-se a uma sequência da scripts que modifica o conteúdo de Wikispecies com algum grau de automação, se é totalmente automatizado, ou ajuda a um contribuidor humano de alguma maneira.

This policy applies to any such process. Use of tools to assist with repetitive tasks, such as reverting vandalism, is termed assisted editing, and is not usually considered to be operation of a bot. Some software-tools may also be excluded from the bot definition to be considered assisted editing. The tools currently excluded are: AWB (AutoWikiBrowser) and JWB (JavaScriptWikiBrowser), which is a web-version of the AWB. These tools need user-approval to complete each edit and can be used in an automatic mode (Auto save) only with a bot account. Please note that if you're using these programs regularly to make more than 20 edits per minute you're strongly advised to open a bot account.

If you are requesting the approval of a bot, please go to Wikispecies:Bots/Requests for approval.

Contas bot

Os contribuidores deverão criar uma conta separada com o fim de operar um bot. O nome da conta deve tanto identificar ao operador, e fazer a natureza da conta clara mediante a incorporação da palavra "bot". As ferramentas não consideram que os robôs não requeiram uma conta separada.

As contribuições de um bot ficam a responsabilidade de seu operador. Em particular, o operador do bot é responsável para o reparo de qualquer dano causado por um bot que opera incorretamente. Todas as políticas aplicam-se a uma conta de bot da mesma maneira que qualquer outra conta de usuário.

Bot accounts are considered alternative accounts of their operator for the purposes of the user account policy.

As contas bot não se devem utilizar para as contribuições que não caem dentro do alcance das tarefas encomendadas ao bot. Em particular, os operadores de bot não devem usar uma conta de bot para responder a mensagens relacionadas a essa conta de bot. Os operadores de bot talvez desejem redirecionar a página de discussão de uma conta do bot para seus próprios.

Aprovação

Os robôs devem ser aprovados antes de operarem. Os contribuintes podem levar a cabo provas limitadas dos processos bot sem autorização, desde que as edições de prova são muito baixo número a. Essas edições de teste podem ser feitas a partir de qualquer burocrata ou ampliar a operação de um bot, eles devem garantir que o façam em conformidade com esta política. As pequenas mudanças, por exemplo para fixar melhorar o funcionamento de uma tarefa em particular, é pouco provável que seja um problema, mas as mudanças maiores não deveriam se aplicar sem discussão alguma. Completamente novas tarefas pelo geral requerem uma solicitação de aprovação por separado. Os operadores do bot poderiam talvez criar uma conta bot separada para a cada tarefa.

Requisitos

Para que um bot seja autorizado, seu operador deve demonstrar que:

  • é inofensivo
  • é útil
  • não consome recursos desnecessários
  • executa apenas tarefas para as quais há consenso
  • adere às políticas e diretrizes relevantes

A conta bot na página de usuário deve identificar o bot como tal a partir da etiqueta {{Bot}}. As seguintes informações devem ser fornecidas, ou vinculadas, tanto na página de usuário da conta do bot como na solicitação de aprovação:

  • Os detalhes da tarefa do bot, ou tarefas
  • Se o bot é assistido manualmente, ou executa-se automaticamente
  • Quando opera (de forma contínua, intermitente ou em intervalos especificados) e a que taxa
  • O idioma e/ou programa que está a executar

Embora o desempenho não seja geralmente um problema, os operadores de bot devem reconhecer que um bot que faz muitos pedidos ou editando em alta velocidade tem um efeito muito maior que o contribuinte médio. Os operadores devem ter cuidado para não fazer pedidos Web desnecessários e serem conservadores na velocidade de edição. Desenvolvedores informará a comunidade se surgirem problemas de desempenho de qualquer significado, e em tais situações, o seu conselho deve ser seguido.

  • Robôs em períodos de teste e bots aprovados que executem todas as tarefas, exceto as mais triviais ou urgentes, devem ser executados a uma taxa que permita a revisão de suas edições quando necessário.
  • Os robôs não relacionados devem editar mais lentamente do que os bots sinalizados, pois suas edições são visíveis nas listas de vigilância dos usuários.
  • A urgência de uma tarefa deve-se considerar sempre; tarefas que não precisam ser completadas rapidamente (por exemplo, a mudança de nome das categorias) pode e deve levar-se a cabo a um ritmo mais lento que os que o fazem (por exemplo, revertendo vandalismo).
  • Automatic Bots' editing speed should be regulated in some way; subject to approval, bots doing non-urgent tasks may edit approximately once every five seconds, while bots doing more urgent tasks may edit approximately once every two seconds. Assisted-editing with a short span of activity is allowed to edit at a rate of up to 50 edits per minute.
  • Bots editing at a high speed should operate more slowly during peak hours (1200 – 0400 UTC), and days (middle of the week, especially Wednesdays and Thursdays) than during the quietest times (weekends). See here for traffic statistics.
  • Bots' editing speed may also be adjusted based on slave database server lag; this allows bots to edit more quickly during quiet periods while slowing down considerably when server load is high. Isto se pode conseguir acrescentando um parâmetro adicional para a corrente de consulta da cada URL solicitada; ver mw:Special:MyLanguage/Manual:Maxlag parameter para mais detalhes.

Dealing with issues

If you have noticed a problem with a bot, or have a complaint or suggestion to make, you should contact the bot operator.

If the bot is causing a significant problem, and you feel that more urgent discussion is necessary, you may also wish to leave a message at Wikispecies:Village Pump, indicating where you have notified the bot operator.

Os administradores podem bloquear contas bot que operam sem autorização, operam de uma maneira não especificada em sua solicitação de aprovação, ou operar na contramão dos termos de sua aprovação (por exemplo, mediante a edição demasiado rápida).

A block may also be issued if a bot process operates without being logged in to an account, or is logged in to an account other than its own.

See also