Ajuda:Informações gerais sobre o Wikispecies

This page is a translated version of the page Help:General Wikispecies and the translation is 100% complete.


Mesmo sendo um projeto hospedado pela Wikimedia Foundation, como é também a Wikipédia, o Wikispecies difere bastante em como os usuários podem contribuir. Há regras rígidas em como o conteúdo deve ser formatado. Essas regras são necessárias porque a Wikimedia Foundation deu a esse projeto objetivos bem específicos. O fundador da Wikimedia Foundation, Jimbo Wales, escreveu uma nota onde deixa claro a diferença entre a Wikipédia e o Wikispecies.

A Wikimedia Foundation também hospeda um projeto chamado Wikidata. Wikidata é um banco de dados para vários tipos de conteúdos. O Wikidata armazena de forma centralizada (e permite que os usuários administrem) dados de todos os projetos Wikimedia, permitindo assim, expandir radicalmente a gama de conteúdos que podem ser criados usando os princípios wiki.

Imagine conseguir editar o conteúdo de uma infocaixa da Wikipédia com um clique, você altera o conteúdo de um dado campo de uma infocaixa e todas outras páginas imediatamente e automaticamente usam o mesmo conteúdo (com exceção do campo ser específico de uma página). Imagine ter os dados de um artigo atualizados automaticamente em segundo plano, sem nenhum trabalho extra —seja isso o desenvolvimento das ações de uma empresa, ou o número de linhas de código de um projeto de código aberto. Imagine pesquisar facilmente o banco de dados de wikis de variados assuntos, mas sem precisar saber nada sobre wikis.

Os dados do Wikispecies com o tempo são armazenados no Wikidata.

veja O que não é Wikispecies.

Escopo do Wikispecies

O Wikispecies trata sobre nomenclatura e taxonomia. Para contribuir no Wikispecies é necessário estar familiarizado com esses tópicos. Tópicos não relacionados a nomenclatura ou taxonomia não pertencem o Wikispecies. Textos longos e descritivos devem ser incluídos na Wikipédia. Dados de distribuição e alcance podem ser incluídos na páginas de discussão de um artigo ou, se necessário, no Wikidata.

Convenções linguísticas

O Wikispecies é neutra linguisticamente tanto quanto possível. Os textos existente em sua maioria são dados de facto e, outros textos, são mais para propósito de formatação. É convenção científica usar o Latim na nomenclatura e taxonomia. O Wikispecies adota essa convenção e usa o sistema de nomenclatura binomial de Lineu. Logo, Latim é a língua usada nas seções de taxonomia de nomenclatura.

Para os propósitos de redação e descrição de dados a língua inglesa é usada como convenção pelo projeto Wikispecies.

Como haverá apenas um banco de dados para taxonomia e nomenclatura, bifurcações desse projeto e taxonomias paralelas em outros idiomas serão apagados.

Convenções de conteúdo

Sessão de taxonavegação

A página de cada táxon no Wikispecies deve conter uma seção de Taxonavegação. Esta seção se ocupa da parte taxonômica do Wikispecies e está toda em Latim. Use a tabela seguinte para as convenções de nomenclatura.

Táxons e plurais latinos
táxon (singular) Táxons (plural)
Phylum Phyla
Classis Classes
Ordo Ordines
Familia Familiae
Divisio Divisiones
Cohors Cohortes
Sectio Sectiones
Tribus Tribus
Genus Genera
Species Species
Varietas Varietates
Forma Formae

Para manter tudo extremamente padronizado, o Wikispecies faz forte uso de taxo-predefinições.

Seção Nome

Além da taxonavegação, uma página deve conter uma seção de Nome. Esta seção contém o nome em latim, o autor do sancionamento e o ano em que o autor descreveu e nomeou a espécie. Além disso, nomes botânicos devem fornecer a fonte do protólogo de forma padronizada e abreviada. Os nomes dos autores são vinculados internamente a páginas do autor.

Se esta seção descreve uma espécie ou um táxon inferior, esta deve conter uma seção de localidade-tipo e holótipo (sempre que esta informação estiver disponível). Holótipo é o primeiro espécime em que o autor baseou sua descrição. Holótipos são depositados em museus. A localidade-tipo descreve o local onde o holótipo foi encontrado.

Uma subseção é usada para sinônimos do táxon descrito.

Seção de referências

As seções de taxonavegação e de nome são inúteis sem fornecer um material de referência. A seção Referências deve fornecer evidências para o restante da página. Uma página deve conter livros, revistas ou links para artigos onde você encontrou as informações. Se aplicável, use a fonte original primeiro. (A fonte original é o lugar onde o autor descreveu sua espécie). Ao fornecer links para sites da Internet, escolha referências em inglês, se aplicável.

Seção de nomes vernáculos

Esta seção fornece links para nomes comuns em outros idiomas e, se aplicável, vinculados a projetos da Wikipédia.

Fontes

Uma lista de boas fontes tem sido compiladas, que pode ser usada como referência para contribuir no Wikispecies.

Uma boa referência da Internet pode ser reconhecida por algumas diretrizes. A referência deve usar:

  • Nomenclatura latina
  • Autores sancionadores e anos
  • Outras referências ou, se for a referência original, uma descrição do táxon.

Regras de formatação

Para regras que não foram discutidas na seção de ajuda do Wikispecies, usamos as seguintes regras padronizadas.

  • Para Plantae e Fungi: O Código Internacional de Nomenclatura Botânica (código de Viena de julho de 2005) [1]
  • Para Animalia: O Código Internacional de Nomenclatura Zoológica (Quarta Edição) [2]
  • Para Prokaryotes (Bacteria e Archaea): O Código Internacional de Nomenclatura de Procariontes (CINP, 2008 Revisão, 2015 Rascunho do Manuscrito) [3], anteriormente o Código Internacional de Nomenclatura de Bactérias (CINB, 1990 Revisão) [4]

O que fazer quando precisar de assistência

  • Leia as regras de formatação fornecidas nestas seções de ajuda
  • Faça perguntas gerais na esplanada
  • Peça assistência para administradores
← Contents General Wikispecies/pt-br Taxonavigation section →