Help:Nomes de autores

This page is a translated version of the page Help:Author Names and the translation is 98% complete.

Nomes de Autores

O nome da seção de um artigo sobre um táxon deve conter o autor que sancionou o mesmo. Isto deveria ser ligado ao artigo Nome de autor apropriado. Nós mantemos artigos na Wikispecies com informação mínima. Certifique-se de que um item Wikidata correspondente existe.

Para cada um dos co-autores, deve haver uma categoria separada e, de preferência, em linhas separadas, para fins de legibilidade. Para 3 coautores X, Y e Z, o modo de fazer seria:

[[Category:X taxa]]
[[Category:Y taxa]]
[[Category:Z taxa]]

Por razões técnicas, não deve haver espaçamento após o ponto de pontuação dos dois pontos. Note-se que estas categorias só devem ser incluídas em páginas de táxon, e sempre no fim de uma página.

Formato de uma Página de Autoridade

Informações sobre o cabeçalho

A primeira linha deve consistir o nome do autor (em negrito), anos de nascimento e, se falecido, morte (entre parênteses; meses ou dias podem ser dados se necessário para desambiguação), seguido pela nacionalidade do autor e disciplinas científicas (com especialidades, se conhecidas).

A segunda linha deve listar a abreviatura do autor (em negrito), se conhecida.

A terceira linha pode ser uma "muito" breve descrição para esclarecimento. Às vezes, podem haver mais informações esclarecedoras, especialmente se houver outro autor com um nome semelhante (geralmente, por exemplo, pais/filhos, irmãos ou cônjuge dentro do mesmo campo de trabalho). Adicioná-los pode ajudar a desambiguar entre eles ao procurar um autor de um determinado táxon; portanto, esses nomes de autores adicionais devem ser preferencialmente vinculados a suas respectivas páginas no Wikispecies. Por fim, um endereço para o local de trabalho pode ser adicionado, se disponível.

Táxon nomeado

Esta seção mostra informações obtidas automaticamente a partir do [[Category:X taxa]] mencionado acima. Isto é feito através da adição do modelo {{Taxa authored}}, da seguinte forma:

{{Taxa authored}}

Nada mais, nada menos. A seção "Nomes de táxons do autor" deve "não" incluir uma lista em linha de todos os táxons nomeados por um autor. A razão para isto é que alguns autores nomearam centenas ou, em alguns casos, até vários milhares de táxons. Listar todos eles diretamente nas páginas dos autores iria desorganizar as informações e tornar as páginas difíceis de ler, bem como de administrar. Em vez disso, o código acima adicionará automaticamente um link para a categoria listando todos os nomes dos táxons por aquele autor em particular. Além disso, a fusão das páginas de táxons em categorias específicas do autor pode ajudar na busca.

Trabalhos de Taxonomia

É útil incluir uma lista de obras taxonômicas publicadas do autor sob o subtítulo == {{int:Publications}} ==, seguido pelo modelo de {{Inc}}. Nesta seção, as publicações podem ser adicionadas como Referências ou como Modelos de Referências. Assim, mostrando um exemplo com uma referência seguida por um modelo de referência:

== {{int:Publications}} ==
{{Inc}}
* {{a|Arthur Gardiner Butler|Butler, A.G.}} 1876. Revision of the heterocerous Lepidoptera of the family Sphingidae. ''Trans. zool. Soc. Lond.'' 9 [http://biodiversitylibrary.org/page/30865431 511–644.]
{{Stempffer, 1967}}

Se existir um modelo de referência, ele deve ser sempre usado em preferência à repetição do texto.

Os Modelos de Referência são muito preferidos se a referência contiver muitos táxons novos e for provável que seja utilizável em várias páginas de táxons.

Links

Esta seção pode incluir links para uma biografia ou curriculum vitae, página pessoal no local de trabalho, perfil no ResearchGate, etc.

== {{int:Links}} ==
* [http://www.nybg.org/bsci/staf/buck.html CV at The New York Botanical Gardens]

Categorias

No mínimo, o artigo precisa ser adicionado à Categoria Autoridades Taxonômicas. O autor pode ser adicionado a outras categorias apropriadas.

{{Authority control}}

{{DEFAULTSORT:Buck, William Russell}}
[[Category:Taxon authorities]]
[[Category:Botanists]]

Nós atualmente temos categorias para as seguintes disciplinas: Category:Arachnologists - Category:Botanists - Category:Bryologists - Category:Carcinologists - Category:Cnidariologists - Category:Coleopterists - Category:Copepodologists - Category:Dipterists - Category:Entomologists - Category:Helminthologists - Category:Herpetologists - Category:Ichthyologists - Category:Lepidopterists - Category:Lichenologists - Category:Malacologists - Category:Microbiologists - Category:Mycologists - Category:Myriapodologists - Category:Myrmecologists - Category:Ornithologists - Category:Ostracodologists - Category:Paleoentomologists - Category:Paleoichthyologists - Category:Palaeontologists - Category:Parasitologists - Category:Phycologists - Category:Spongiologists - Category:Zoologists
Ver Categoria:Biólogos e Categoria:Autoridades Taxonômicas para encontrar disciplinas futuras ainda não listadas aqui.

Exemplo completo de uma página de autor

{{image}}
'''Georges Cuvier''' (1769–1832), French naturalist and zoologist. Elder brother of [[Frédéric Cuvier]] (1773–1838), French zoologist and palaeontologist.

{{Author abbreviation|Zoological}}: '''J.Fabr.''' <!-- If you deal with a botanist/mycologist, use {{IPNI standard form}} instead. -->

{{Taxa authored}}

== {{int:Publications}} ==
{{Inc}}
* 1st publication
* 2nd publication
* etc...

== {{int:References}} ==
* {{aut|Faria, F.}} 2012. Georges Cuvier: do estudo dos fósseis à paleontologia. São Paulo: ''Scientiae Studia & Editora'' 34.

{{Authority control}}

{{DEFAULTSORT:Cuvier, Georges}}
[[Category:Taxon authorities]]
[[Category:Naturalists]]
[[Category:Zoologists]]

Adicionando entradas ao Catálogo:Autoridades Taxonômicas

Catálogo:Autoridades Taxonômicas deve conter a lista de todas as autoridades taxonômicas referenciadas pela Wikispecies. Autores são adicionados em ordem alfabética pelo último sobrenome. Se os mesmos possuem uma abreviatura "oficial", esta é lista em negrito entre parênteses. Consideramos IPNI como fonte oficial de abreviações para botânicos.

Adicione o link ao artigo juntamente com os anos de nascimento e morte.

Referências para Autores de Táxons

Há um número de fontes para informações sobre autores de táxons.

A Wikipédia francesa tem um portal de história da ciência bem desenvolvido: Portail sur l'histoire de la zoologie et de la botanique

A maioria das Wikipédias tem listas organizadas por abreviatura de autor.

Há também um número de fontes da Internet.

Controle de autoridade

Inclua o modelo {{Authority control}} , como mostrado acima. Valores serão importados do Wikidados.Ele importará automaticamente os valores do Wikidata. Se nenhum valor for encontrado, o modelo não será exibido.

See also

Diretrizes de Imagem Author Names/pt-br Modelos de Projeto