This page is a translated version of the page Wikispecies:PR and the translation is 89% complete.
Outdated translations are marked like this.

Wikispecies: Vamos evoluir o diretório livre de espécies!

Em agosto de 2004, a Wikimedia Foundation lançou o novo projeto, Wikispecies. Este site foi criado para fornecer um fórum de código aberto para informações taxonômicas e biológicas.

Conteúdo do Wikispecies

Wikispecies servirá uma comunidade seriamente interessada, como cientistas, estudantes ou professores. O objetivo é vincular outros projetos da Wikimedia Foundation e não deve se tornar uma bio-Wikipedia. Existem pessoas na comunidade wiki que temem uma bifurcação dentro da Wikipedia, um desenvolvimento que todos nós queremos evitar. Portanto, um modelo para o conteúdo foi desenvolvido, que deve ser tomado como uma diretriz. Eventualmente, cabe aos usuários da Wikispecies decidir o que será.

A predefinição fornece uma estrutura básica recomendada para as páginas:

TAXONAVEGAÇÃO: Fornece os clados mais comuns da árvore taxonômica e permite uma navegação conveniente em todos os grupos da vida. Para encontrar predefinições para taxonavegação, basta clicar em "editar" na parte superior de qualquer página de táxon. Para "utilizar" uma predefinição, escreva {{Nome do Clado}}, por exemplo como esta: {{Aves}} para pássaros, Aves.

NOME: Dê o nome binomial de acordo com o autor original desse nome, por exemplo: Meles meles Linnaeus, 1758.

REFERÊNCIAS: Forneça a publicação na qual a descrição original da espécie foi apresentada. Para encontrar esta, tente estes sites:

NOMES VERNACULARES: Dê nomes das espécies em outras línguas (veja Ajuda para instruções) assim como links para artigos sobre esta espécie na Wikipédia em particular, por exemplo: [[en:Badger]] (links para a Wikipédia em inglês em texugos), [[de:Dachs]] (links para o artigo da Wikipédia em alemão sobre texugos).

OUTRAS: Tente evitar outras informações. Se você precisar, adicione-o à página de discussão do táxon. Para preservar a compreensibilidade para todos os idiomas, informações adicionais para um determinado táxon devem ser colocadas na respectiva Wikipédia.

Marcos do Wikispecies

Em 20 de maio de 2007, o Wikispecies ultrapassou 100.000 artigos. Este marco foi gravado no Wikimedia News e enviado para a Wikipedia Signpost's Tip Line. Uma postagem também foi feita no wiki da Wikizine. Agora temos mais de 400.000 entradas. Em 2015, nós integramos ao projeto irmão Wikidata para coordenar dados estruturados entre outros projetos da Wikimedia Foundation, bem como estudantes do mundo todo.

Em 2015, nos integramos ao projeto irmão Wikidata para coordenar dados estruturados entre outros projetos da Fundação Wikimedia, bem como alunos do mundo todo.

Futuro do Wikispecies

O que o Wikispecies se tornará eventualmente? Como dito anteriormente, isso dependerá amplamente dos usuários desse recurso e da vontade de compartilhar conhecimento. No momento, há um enorme conjunto de informações on-line, que podem ser encontradas em vários sites. Uma delas é Integrated Taxonomic Information System, que é algo como um recurso oficial. Outra fonte muito boa é Biological Library. A maioria das outras fontes é protegida por direitos autorais, geralmente não muito amigáveis ao usuário, ou limitada a um grupo selecionado de espécies.

Isso é muito semelhante à situação das enciclopédias gerais antes de 2001. Então, a Wikipédia foi lançada e se tornou um sucesso instantâneo. A Wikipédia provou que o conceito de informação auto-administrada pode funcionar de forma excelente. Não há razão para acreditar que o Wikispecies não deva se tornar uma valiosa fonte de informação.

Dependendo dos interesses do usuário, o conteúdo contribuído poderia tornar o Wikispecies o maior arquivo de imagens de acesso aberto na vida selvagem britânica; uma chave de determinação para todos os organismos marinhos europeus; uma ferramenta de ensino para professores do ensino médio; um arquivo de nomes vernaculares locais de ervas; uma coleção de links para recursos em corais; uma referência para os herpetologistas apaixonados que querem aprender sobre seus animais de estimação; ou simplesmente um fórum ilimitado e expansível para todos aqueles que compartilham um interesse apaixonado pelas formas de vida deste planeta.

O que o Wikispecies se torna é com você. Nós fornecemos a você a tecnologia; você adiciona o conteúdo que deseja ver.

Vamos evoluir o Wikispecies!