This page is a translated version of the page Wikispecies:About and the translation is 100% complete.

Ver também Wikispecies em Wikipédia

Motivação

Biólogos que classificam novas espécies normalmente publicam em periódicos especializados, o que levou a uma enorme quantidade de informações, sem que ninguém mantivesse uma visão geral. Até mesmo especialistas em áreas muito especializadas geralmente não percebem se uma espécie foi formalmente registrada duas vezes, três vezes ou até mais vezes.

Portanto, não se sabe quantas espécies são conhecidas - e isso é tão ridículo quanto parece. Não estamos falando de todas as espécies que existem na terra - mas simplesmente o número total de espécies que já foram registradas em publicações científicas.

Ninguém sabe quantos são. O especialista 'A' pode pensar que existem 17 mil anelídeos conhecidos, mas o especialista 'B' acredita conhecer cerca de 20 mil. Isso ocorre porque não há um processo de registro central e nenhum banco de dados ou diretório de referência para procurar informações sobre o estado atual do conhecimento sobre uma determinada espécie.

Visão

Um banco de dados central e extenso para taxonomia é o que o Wikispecies deve se tornar: um banco de dados amplo e aberto para cientistas e não-cientistas refletirem a diversidade da vida em nosso planeta Terra. Porque a vida está no domínio público!

Há um número crescente de grandes projetos financiados pela ciência, que visam atingir o mesmo objetivo. Exemplos incluem Catalogue of Life, EoL, etc. O principal problema com a maioria desses projetos é que eles não estão abertos para edição, e assim o inevitável muitos erros estão "bloqueados" e difíceis de corrigir…

Colaboração

Se você quiser adicionar conteúdo a Wikispecies, mas não sabe como, dê uma olhada em nossa seção Ajuda:Conteúdo onde explicamos como é simples adicionar dados a Wikispecies.

Perguntas sobre nossa política sobre Wikispecies? Veja o Wikispecies:Carta que explica um pouco mais sobre o assunto.